O mau hálito é um problema que atinge pelo menos 50 milhões de pessoas no Brasil segundo pesquisa da Associação Brasileira de Halitose (ABHA). O problema pode aparecer em todas as idades e em muitos casos, causa constrangimento e prejudica a autoestima. Além disso, em tempos de uso de máscara por conta da pandemia de Covid-19, mais pessoas percebem o odor ruim que está em sua boca. Nesse texto blog, iremos citar algumas formas para tratar o problema.
O que provoca o mau hálito?
São vários os fatores que podem explicar a halitose. Entre eles, podemos citar:
Acúmulo de bactérias na boca: a higiene bucal ruim é, sem sombra de dúvidas, a maior causadora do mau hálito. Quando escova e fio dental não são utilizados com regularidade e da maneira correta, ocorre o acúmulo de placa bacteriana (também chamada de biofilme) ao redor das gengivas e especialmente na língua.
- Alimentação: determinados alimentos também podem provocar um cheiro desagradável na boca. Além dos clássicos alho, cebola e café, os laticínios também podem acentuar o problema, pois as bactérias naturais da língua se alimentam dos aminoácidos dos leites e queijos, resultando em um mau odor.
- Fumo: além de todos os prejuízos que o hábito de fumar traz ao indivíduo, o hálito é bastante prejudicado, uma vez que o cigarro pode provocar doença periodontal e tornar o odor da boca desagradável. Vale lembrar também que as substâncias do fumo diminuem o fluxo salivar, prejudicando a “limpeza” que o próprio organismo faz, agravando a questão da halitose.
Dicas para prevenir e tratar a halitose
Deseja manter o hálito em dia ou se livrar do problema de uma vez por todas? Então fique atento a estas dicas:
- Atenção a higiene bucal: cuidar da escovação e do uso do fio dental faz toda a diferença para quem deseja vencer a halitose. Além dos dentes, é importante estar atento a língua. A boa notícia é que já existem vários modelos de escova no mercado que possuem o limpador lingual, facilitando o trabalho.
- Hidratação: nem sempre as pessoas bebem a quantidade de água que deveriam ao longo do dia. Manter-se hidratado faz bem para o organismo como um todo e também contribui para um hálito saudável. Também é importante controlar o consumo de álcool e de café.
- Visite o dentista regularmente: por fim, é importante ressaltar que visitas periódicas ao odontologista fazem a diferença para o diagnóstico da halitose e para uma análise completa da saúde da boca. Consulte o seu!
Conclusão
Como vimos, vencer o mau hálito é plenamente possível e não requer nada de muito complicado. Siga as dicas da Planeta Dente e sinta-se sempre à vontade ao falar!
Conheça a Planeta Dente
Somos uma clínica odontológica situada no Recreio dos Bandeirantes, possuindo uma estrutura completa para cuidar de você e sua família. Um de nossos diferenciais é o laboratório próprio para a confecção de próteses dentárias, dando ainda mais agilidade no atendimento aos nossos pacientes. Clique aqui e conheça mais sobre nós!