Ainda não existe uma relação direta entre o Coronavírus e alguns problemas odontológicos. Contudo, segundo o Conselho Federal de Odontologia, houve um aumento significativo de pacientes que, desde o início do isolamento até agora, apresentaram quadros de dentes quebrados.

A principal hipótese para o número crescente deste caso está interligada diretamente com problemas emocionais vivenciados durante este período, tais como as incertezas econômicas, problemas psicológicos e até mesmo a solidão causada pelo isolamento.

Separamos alguns fatores que podem influenciar a quebra dos dentes e também qual é a prevenção e tratamento mais indicado.

Estresse

Considerado o mal do século, o estresse já é associado a diversos problemas que surgem no nosso corpo, como a queda excessiva de cabelos, gastrite e dores musculares. Mas o que muitos não sabem é que ele também afeta diretamente a forma como apertamos o dente durante o dia e a noite, que consequentemente acaba levando ao desgaste e muitas vezes à fratura dentária.

Ansiedade

Diferente do estresse que é associado a causas externas do indivíduo, a ansiedade é idealizada por diversos fatores internos complexos e profundos, onde muitas vezes não conseguem nem ser identificados. Uma das áreas mais afetadas para quem sofre de ansiedade é sem dúvidas a qualidade do sono e suas alterações, entre elas a potencialização ou até mesmo a causa do bruxismo, que leva também ao desgaste do dente.

Bruxismo

Caracterizado pelo ranger dos dentes durante o sono, o bruxismo também pode ser relacionado ao estresse, tensão e ansiedade desse período conturbado que estamos vivendo. Com isso, o paciente sofre um consumo excessivo e amolecimento nos dentes, devido a esta compressão exagerada dos dentes que pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária.

Prevenção

Quando o problema se agrava, é possível que a pessoa sinta dificuldades em atividades comuns do dia a dia, incluindo comer e até mesmo bocejar. As dores podem irradiar também para os ouvidos.

Deste modo, fique atento aos sinais do seu corpo. Procure separar um momento do dia para relaxar e praticar um hobby, como ler um livro, assistir uma série ou ouvir uma música. Esteja sempre em contato com os dentistas da  Planeta Dente, que estão disponíveis para cuidar do seu bem-estar.

Tratamento

Neste caso relacionado diretamente ao estresse que estamos vivenciando, o tratamento mais eficaz e completo é utilizar técnicas de reparar os hábitos inadequados do paciente e o conscientizar da força diária aplicada no dente e como isso desgasta e causa inúmeros problemas. Outra questão que vale ressaltar, é que a pandemia fez com que alguns pacientes descuidassem da saúde dental, porém muitos problemas só pioram com a falta de acompanhamento do dentista. Nós da Planeta Dente estamos seguindo todos os protocolos de saúde para a sua segurança e conforto.

Porém se o cenário agravou-se e o indivíduo sofreu uma quebra no dente, procure imediatamente um dos nossos profissionais que estaremos prontos para indicar o melhor tratamento para cada quadro.

Conheça a Planeta Dente!

Planeta Dente é uma clínica odontológica no Recreio dos Bandeirantes, com estrutura completa para cuidar do seu sorriso! Por isso, se você está com mesmos sintomas, ou apresenta alguns sintomas como esses citados, clique aqui e confira todos os tratamentos que oferecemos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá,
como podemos ajudar? 😊