Se você é do time de quem acredita que o amolecimento dos dentes é um processo natural do envelhecimento, então está enganado. Quando um ou mais dentes amolecem é o indício de um problema odontológico, que deve ser tratado e muitas vezes poderia ser evitado. Por isso, a consulta regular com o seu dentista é essencial, pois o amolecimento desses dentes pode se tornar grave, e gerar uma perda dos dentes.
Entenda melhor sobre esse problema e como evitá-lo
Quais as principais causas para o amolecimento dos dentes permanentes?
São diversas as causas que podem estar associadas com o amolecimento de um dente, entre elas:
A Periodontite – A casa mais comum, que afeta a gengiva e o osso que dá suporte aos dentes, e ocorre por conta do acúmulo de bactérias na boca, formando uma placa transparente que cobre os dentes. Quando não é tratada e removida, pode causar inflamação na gengiva, e posteriormente se tornar uma periodontite. Por isso, sem os devidos cuidados e tratamentos, ocorre a perda óssea, os dentes amolecem e podem levar a queda.
Bruxismo – Esse problema se dá a um distúrbio de sono em que a pessoa dorme com os dentes cerrados, rangendo-os involuntariamente durante a noite, esse movimento causa o desgaste e, com isso, também pode levar ao amolecimento dos dentes.
Trauma – Além das doenças gengivais, o trauma é outro grande responsável pelo amolecimento dos dentes. Através de um impacto inesperado, um acidente que não foi possível prevenir. Com o choque, esses ligamentos podem ser esticados, causando o problema. O ideal é procurar o dentista imediatamente quando o trauma ocorrer para o quadro ser avaliado.
Tratamento
Para cada causa existirá um tratamento diferente, mas normalmente o primeiro esforço é no sentido de estabilizar o dente, o que pode ser feito com o uso de uma contenção flexível. O tratamento leva, em média, duas semanas, tempo necessário para os ligamentos de curarem.
Em alguns casos poder ser indicada uma cirurgia de reconstrução do osso, ou a extração do dente. De toda forma o paciente é orientado a usar escovas especiais que auxiliam no controle do problema e a fazer o acompanhamento periódico com o especialista.
Em relação ao bruxismo, o tratamento mais eficaz é o uso de uma placa protetora durante a noite. Além disso são indicadas medidas para reduzir o estresse, potencializador do distúrbio.
Conclusão
É essencial a consulta periódica com o dentista, para avaliar os sinais e possíveis tratamentos, além de prevenir certos problemas como este abordado.
Conheça a Planeta Dente!
Somos uma clínica odontológica situada no Recreio dos Bandeirantes, possuindo uma estrutura completa para cuidar de você e sua família. Um de nossos diferenciais é o laboratório próprio para a confecção de próteses dentárias, dando ainda mais agilidade no atendimento aos nossos pacientes. Clique aqui e conheça mais sobre nós!