Tratamento de canal: entenda como funciona

Ter que realizar um tratamento de canal é uma das maiores preocupações para quem possui algum receio de ir ao dentista. Contudo, o método é bastante eficaz para reparar e salvar dentes muito danificados ou infectados. Neste texto blog, iremos detalhar como o procedimento funciona. 

No que consiste o canal? 

O processo, também chamado de endodontia,  envolve a retirada da área danificada do dente (a polpa), limpeza e desinfecção da região, que em seguida é preenchida e selada. Entre os problemas mais comuns que afetam a polpa e provocam a necessidade do tratamento, podemos citar: 

  • dentes trincados
  • cárie profunda 
  • tratamento dental repetido na raiz do dente
  • traumas na região

 Importante: o termo “canal da raiz” tem origem na limpeza de canais dentro da raiz do dente.

Diagnóstico

Antes de indicar a necessidade do procedimento, o odontologista analisará cada detalhe da sua estrutura bucal  e garantir que tudo flua da melhor maneira possível. São várias etapas visando o máximo de conforto e bem-estar para o paciente, tais como: 

  • Raio X – Caso o dentista perceba que você precisa de um tratamento de canal, o exame será realizado para que assim seja possível verificar onde a cárie está localizada e sua extensão.
  • Anestesia – Aqui, vemos o fim de um mito. Diferente do que muitos pensam, a anestesia local é administrada no dente afetado, o que faz com que o procedimento não cause a dor imaginada por muitas pessoas. A intervenção não é mais incômoda do que uma restauração, por exemplo.
  • Pulpectomia – Nome que é dado ao procedimento que realiza a abertura e remove a polpa do dente e do filete nervoso, o que fará com que o paciente não sinta dor na região e o dente tenha a sua funcionalidade preservada.
  • Preenchimento – Para ocupar o espaço da polpa, um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais, sendo selado com um cimento próprio. Vale lembrar que em alguns casos, um pino de plástico ou metal é colocado no canal para garantir maior resistência.

Recomendações após o canal

As recomendações após realizar um tratamento de canal são básicas: é fundamental manter a higiene da boca em dia, com escovação diária e uso do fio dental para retirar os restos de alimentos que ficam entre os dentes. Isso irá prevenir problemas futuros e contribuirá para que você não tenha que realizar o procedimento outras vezes. 

Além disso, visite o seu dentista periodicamente, para que ele verifique se está tudo em ordem. Assim, você seguirá falando, sorrindo e comendo com muita saúde e tranquilidade. A prevenção sempre é o melhor caminho.  

Conclusão

O objetivo do texto foi desmistificar o tratamento de canal. Se o seu dentista recomendar que você o realize, fique tranquilo: o método é uma alternativa segura para preservar o seu dente e a saúde da sua boca.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM: