Um sorriso bonito conta e muito para a nossa autoestima! Não é segredo para ninguém que cada dia mais os pacientes procuram dentistas por questões estéticas. É o caso de quem possui dentes muito pequenos e desejam corrigi-los.

A Planeta Dente explicará o que causa essa imperfeição e quais são os tratamentos disponíveis:

Quais as causas para dentes pequenos:

A questão dos dentes pequenos é extremamente comum. A causa é devido a desproporção entre área dos dentes e a arcada. E provavelmente pode ser resultado de crescimento ósseo ou gengival excessivo, lábios pequenos ou coroa dos dentes pouco desenvolvida.

O problema está mais presentes em  mulheres e são definidos por fatores genéticos.

Como corrigir os dentes pequenos?

  1. Lentes de contato

materiais estéticos onde se cobre apenas a frente do dente. São resistentes e podem ser feitos em diversas espessuras, como é o caso das extremamente finas que são chamadas de lentes de contato. Além da evolução do material, outro grande avanço foram os produtos de colagem, onde a união do dente e a lente são extremamente eficientes, gerando muita segurança para o paciente.

Quando a pessoa apresenta desproporção entre o tamanho da gengiva e o dente, uma opção pode ser a aplicação do fragmento cerâmico ou de lentes de contato.

  1. Gengivoplastia

A plástica gengival é uma das opções mais procuradas para quem sofre desse problema. Esse procedimento cirúrgico simples e rápido de ser feita. O dentista aplica uma anestesia local e com o bisturi   é na região da gengiva e remodela para recuperar a proporção correta entre ela e os dentes.

Algumas pessoas dizem que os dentes ficam mais sensíveis já que a raiz ficam aparentes, mas isso não passa de um mito. Nenhum dentista retira tanta gengiva ao ponto de deixar a raiz do dente exposta.

  1. Toxina botulínica

Para quem quer corrigir o sorriso gengival de forma mais simples, normalmente é indicado o uso da toxina botulínica. Ela se apresenta como uma alternativa para a melhora e até correção, mesmo que temporária, de alguns casos sem a necessidade de cirurgia. A  Toxina Botulínica deve ser aplicada em pequenas doses na região facial próximo à asa do nariz, de maneira a controlar os músculos envolvidos no levantamento do lábio superior, impedindo a contração muscular. Então, ao sorrir, o lábio fica controlado e evita a exposição excessiva da gengiva.

Os efeitos dessa técnica  são manifestados em 2 a 10 dias após a injeção, apresentando efeito máximo visível após 14 dias, com duração média de 3 a 6 meses. Sendo assim, ela age diretamente na contração muscular, controlando a abertura dos lábios e evitando a exposição excessiva das gengivas.

Conclusão

Se o paciente está insatisfeito com o tamanho dos seus dentes e se incomoda com essa questão, é fundamental que ele agende uma visita ao dentista para fazer uma avaliação e indicar o melhor tratamento para o seu quadro.

Conheça a Planeta Dente!

Somos uma clínica odontológica situada no Recreio dos Bandeirantes, possuindo uma estrutura completa para cuidar de você e sua família. Um de nossos diferenciais é o laboratório próprio para a confecção de próteses dentárias, dando ainda mais agilidade no atendimento aos nossos pacientes. Clique aqui e conheça mais sobre nós!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá,
como podemos ajudar? 😊