Saiba alguns mitos sobre a saúde bucal

A saúde bucal é parte integrante e fundamental da saúde geral de um indivíduo. Ela melhora a qualidade de vida, previne doenças e também mantém o sorriso bonito e saudável, o que está interligado diretamente com a nossa autoestima. Entretanto, fora do mundo da odontologia vemos pessoas acreditando em alguns mitos que para muitos são informações verdadeiras.

A Planeta Dente separou alguns que mais escutamos para desvendar esse mistério sobre a saúde bucal

Bicarbonato de sódio clareia os dentes

Talvez a informação que as pessoas mais escutam seja esta. Essa solução caseira não pode em hipótese alguma ser usada como método de clareamento, pois o produto provoca desgaste no esmalte do dente e pode causar diversos danos.

Para clarear os dentes, existem diversos outros produtos, eficientes, e que realmente funcionam e não danificam os esmaltes dos dentes

O siso sempre deve ser extraído

Quando o siso não compromete a mastigação, não gera incômodo e nem dor, eles podem continuar presentes sem nenhum problema. Até mesmo porque alguns  dos dentes sisos nem mesmo chegam a nascer e para esses casos a extração sisos apresenta mais problemas do que solução. Esteja sempre acompanhando seus sisos com o dentista de confiança.

Enxaguante  bucal substitui a escovação

Para quem tem preguiça de escovar os dentes corretamente, saibam que os enxaguantes bucais servem apenas para complementar a higiene bucal, preferencialmente aqueles que possuem flúor em sua composição. O líquido penetra em locais que a escova não consegue atingir, potencializado o processo de higienização.

Escovas com cerdas mais duras limpam melhor

Não pensem que por ser duras, essas escovas limpam melhor, porque é uma mentira. Escovas duras não limpam melhor e não são recomendadas. Pelo contrário, escovas de cerdas macias são as mais indicadas. Isso ocorre pelo fato da escovação deve massagear a gengiva, sem aplicar muita força. Quando é aplicada muita força, a gengiva pode se retrair e desgastar o esmalte.

CONCLUSÃO

É sempre importante verificar com seu dentista qual informação é verídica ou não. As vezes você pode possuir um hábito que acredita estar certo, mas ele só está prejudicando sua saúde bucal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM: