Por que os dentes ficam amarelos?
Lidar com dentes amarelados pode ser um verdadeiro pesadelo para quem preza pela saúde bucal. Além de comprometer a estética do seu sorriso, a coloração pode ser um sinal de alerta para uma série de problemas. Por isso, antes de optar pelo clareamento dental, é importante entender quais fatores são responsáveis pelos dentes amarelados para iniciar o tratamento adequado.
Vilão dos sorrisos, os dentes podem ficar amarelados por vários motivos, como alimentos, bebidas, medicamentos e hábitos ao longo do tempo.
Além dos fatores externos, com o passar do tempo, os dentes permanentes também apresentam uma propensão natural para escurecer ou para ficar amarelados, já que a camada de esmalte dentário que reveste a coroa dos dentes vai sofrer um desgaste natural.
O problema de amarelamento dos dentes pode surgir inicialmente a partir de uma única mancha amarela, e tende a acontecer mais facilmente na parte interior dos dentes por se tratar de um local que facilita a retenção e é mais difícil de higienizar.
Alguns hábitos acabam favorecendo o escurecimento e pigmentação dos dentes, como é o caso dos fumantes, que são um dos alvos de maior risco de manchas nos dentes e de câncer de boca.
Existem também outras causas que podem desencadear essa situação, como por exemplo a demora ou insucesso no tratamento de canal ou dentes com necrose da polpa, que acabam também por ficar acinzentados ou amarelados com o decorrer do tempo.
Em todo caso, consultar um dentista pelo menos a cada seis meses é o indicado para manter sua saúde bucal.
O que fazer para não ter dentes amarelos?
O melhor remédio é a prevenção, certo? Por isso, é importante seguir alguns cuidados na sua rotina para garantir que seus dentes estarão protegidos da coloração amarelada. Pensando em te ajudar, nós listamos abaixo algumas dicas para evitar os dentes amarelados.
- Mantenha uma boa higiene bucal: a rotina de limpeza dos dentes pode influenciar diretamente no surgimento do aspecto amarelado. Por isso, é fundamental fazer o uso de cremes dentais adequados, fio dental e enxaguante bucal. Além disso, a profilaxia dentária realizada no consultório periodicamente também pode ajudar a evitar os dentes amarelados.
- Diminua o consumo de alimentos e bebidas pigmentadas: alimentos industrializados ou que levam corantes, consumidos ao longo do tempo, podem amarelar os dentes. Para driblar esse quadro, o ideal é adaptar a sua alimentação para uma mais saudável, controlando o consumo desses alimentos e bebidas.
- Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas: existem também alguns hábitos com os quais precisamos romper para o bem da nossa saúde geral e bucal. O fumo e o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, são os principais deles. Além de serem os maiores fatores para o câncer de boca, eles também podem causar manchas amareladas nos dentes. Sendo assim, melhor evitar, certo?!
- Invista no clareamento dental: Quando se trata de dentes amarelados, o clareamento é o melhor caminho para eliminar a coloração indesejada. No entanto, vale ressaltar que a técnica deve ser realizada com a indicação e o acompanhamento profissional para garantir um bom resultado.
Conclusão
Como você pode ver, vários fatores influenciam o amarelamento dos dentes. Mas acima de tudo é importante destacar que o amarelamento também faz parte do processo natural de envelhecimento, à medida que o esmalte dentário se torna mais fino e a cor amarelada natural da camada da dentina subjacente se torna mais visível.
Por isso, você não precisa entrar em pânico caso o seu dente adquira uma leve tonalidade amarelada. Se você se sentir desconfortável ou achar que isso representa um risco maior à sua saúde bucal, saiba que existem diversos tratamentos voltados para esse fim nas clínicas odontológicas.
Conheça a Planeta Dente
Somos uma clínica odontológica situada no Recreio dos Bandeirantes, possuindo uma estrutura completa para cuidar de você e de sua família. Um de nossos diferenciais é o laboratório próprio para a confecção de próteses dentárias, dando ainda mais agilidade no atendimento aos nossos pacientes. Clique aqui e conheça mais sobre nós!