Manutenção ortodôntica: por que você não pode faltar?
Utilizar aparelho ortodôntico, inevitavelmente, modifica nossa vida de diversas maneiras, mas reservar um tempo para realizar a manutenção ortodôntica talvez seja a mais importante delas. No blog de hoje, vamos falar quais os riscos de não fazer manutenção ortodôntica. Aproveite a leitura!
Quem precisa utilizar o aparelho ortodôntico para fazer a correção dental precisa saber desde o início que precisará de paciência e comprometimento, principalmente com as consultas e manutenções dos alinhadores. Faltar à manutenção pode causar sérios danos aos seus dentes!
Na manutenção ortodôntica, o profissional substitui o arco ortodôntico, troca as ligaduras elásticas e realiza uma limpeza geral. Além de poder detectar qualquer anormalidade no aparelho dental.
Portanto, apenas colocar o aparelho e acreditar que o seu problema estará resolvido é um erro gravíssimo. Isso porque cada consulta com o seu ortodontista faz com que o tratamento caminhe para o resultado desejado, ou seja, faltar às consultas ou simplesmente deixar que o aparelho aja sozinho só irá atrasar e dificultar a sua missão.
Quais são os riscos de não realizar a manutenção ortodôntica?
As idas ao seu dentista são de extrema importância para que complicações não apareçam durante o seu tratamento, já que o tratamento ortodôntico é realizado em fases. O aparelho é ajustado conforme a evolução dos dentes. Esse ajuste periódico é o que promove o alinhamento dos dentes.
Um dos prejuízos mais notáveis da falta de manutenção mensal é, consequentemente, um tratamento mais demorado.
Por isso, separamos para você os principais riscos em não fazer a manutenção adequada no seu aparelho. Confira!
- Atrasar o tratamento
Em primeiro lugar, não fazer a manutenção indicada por seu ortodontista pode atrasar o seu tratamento, ou seja, prolongar o tratamento e permanecer por mais tempo com o aparelho. Isso se não provocar outros danos na região bucal, seja nos ossos ou até mesmo, ao invés de alinhar, deixar os dentes mais tortos.
- Afetar a higiene bucal
Mesmo que o paciente faça a escovação adequada e utilize o fio dental, ainda assim pode haver restos de alimentos entre o aparelho e, durante a manutenção, o dentista realiza a higienização completa. Faltar às consultas pode prejudicar seu tratamento, podendo inclusive causar cáries, tártaro, placas bacterianas e até mesmo a gengivite.
- O aparelho perder sua função
A consulta de manutenção de aparelho ortodôntico é realizada também para que ele seja ajustado. O ortodontista adapta o aparelho mais uma vez a fim de que ele volte a exercer força sobre os dentes e estimule-os a se posicionarem. Se não houver manutenção, não tem como o aparelho realizar as ações necessárias para cumprir a sua função.
- Aumentar o custo do tratamento
Isso ocorre porque não fazer as manutenções de acordo com o indicado por seu dentista levará a um maior tempo de tratamento. Nesse caso, você ficará mais tempo com o aparelho e precisará fazer os ajustes que não foram feitos no momento necessário.
Portanto, quando as visitas não ocorrem de forma regular, danos aos seus dentes podem surgir.
Conclusão
É evidente que não realizar a manutenção ortodôntica de forma regular e correta pode trazer riscos a sua saúde bucal, além de demandar mais tempo para o tratamento. Por isso, não deixe de comparecer às visitas periódicas ao dentista.
Conheça a Planeta Dente!
Somos uma clínica odontológica situada no Recreio dos Bandeirantes, possuindo uma estrutura completa para cuidar de você e de sua família. Um de nossos diferenciais é o laboratório próprio para a confecção de próteses dentárias, dando ainda mais agilidade no atendimento aos nossos pacientes. Clique aqui e conheça mais sobre nós!