Quando um paciente chega ao consultório com perda dentária, seja de um dente ou mais, invariavelmente o dentista terá algumas opções de tratamento para repor os dentes perdidos e restabelecer a função mastigatória da arcada.
Duas técnicas que são amplamente utilizadas são: o implante dentário e a prótese fixa.
Apesar de assumirem a mesma função de restabelecer o sorriso e corrigir perdas dentárias, os dois tratamentos têm algumas diferenças significativas.
O implante dentário é um tratamento mais complexo e mais caro, que consiste em instalar, cirurgicamente, uma estrutura de titânio (pino) na área do tecido ósseo do paciente, que fica na gengiva.
Este processo vai resultar, posteriormente, no recebimento dos dentes substitutos, que serão encaixados no pino de titânio após a completa osseointegração da estrutura. Este pino substituirá a raiz dos dentes e fará com que a arcada fique segura e estável.
O implante dentário é um tratamento moderno e com excelentes resultados. No entanto, o tempo de tratamento é maior, o procedimento é mais invasivo e o preço costuma ser bastante superior ao da prótese fixa, sendo essas algumas das desvantagens que os pacientes precisam levar em consideração.
Em geral, os dentistas indicam o implante como primeira opção de tratamento quando o paciente apresenta as condições necessárias para receber a estrutura de titânio, com boa estrutura óssea preservada.
Isso porque o resultado estético tem qualidade superior, o paciente conquista mais segurança para se comunicar e mastigar e tem um ganho incrível na autoestima.
Veja as vantagens do implante dentário:
– Melhora a comunicação do paciente;
– Oferece mais autoconfiança e autoestima;
– Melhora a digestão e a função mastigatória;
– Facilita a higienização bucal;
– Tem maior durabilidade;
– Pode ser realizado de forma unitária, parcial ou total;
– A coroa fica sobre o implante com mais estabilidade e firmeza;
– O resultado estético é fantástico, com dentes com aparência natural e harmônica.
Veja as desvantagens do implante dentário:
– É mais invasivo;
– O tratamento pode demorar de 4 a 6 meses;
– É mais doloroso;
– A recuperação é mais lenta;
– O preço é mais elevado.
Já a prótese fixa é um tratamento que substitui o próprio dente perdido. Neste caso, o dente é feito em acrílico ou porcelana e é cimentado na área da raiz.
Este tratamento, apesar de ser mais barato e também eficaz para a correção estética e funcional da perda dentária, é mais indicado para pessoas que perderam apenas um ou poucos dentes.
Já o implante dentário pode ser realizado para repor toda a arcada dentária, sendo um tratamento mais abrangente.
A prótese fixa também ajuda o paciente a recuperar suas funções de fala e melhora a autoestima. É um tratamento mais rápido e menos invasivo, mas que apresenta uma durabilidade inferior e que precisa de acompanhamento periódico para evitar sobrecargas aos outros dentes.
Veja as vantagens da prótese fixa:
– É um tratamento mais barato;
– Mais rápido;
– Menos doloroso;
– Confortável para o paciente;
– Tem uma recuperação mais rápida.
Veja as desvantagens da prótese fixa:
– Oferece menos segurança ao paciente;
– Tem menor durabilidade;
– Precisa de consultas periódicas de avaliação;
– Pode causar sobrecarga aos demais dentes.
A escolha do melhor tratamento deve ser feita em conjunto pelo dentista e pelo paciente, avaliando todas as possibilidades. Em geral, o dentista indica o implante quando o paciente busca uma solução permanente e qualificada para seu problema de perda dentária, com uma estética aprimorada. Já a prótese fixa é mais recomendada para quem tem pressa em recuperar um dente ou poucos dentes perdidos.
Para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma completa avaliação do seu caso, agende uma consulta na Planeta Dente! Nossos dentistas são especializados em implantodontia e próteses dentárias!
A Planeta Dente recomenda não esqueça de agendar a consulta com o seu dentista! Saiba mais sobre nossos tratamentos neste blog!