O Herpes Labial é uma infecção viral e bastante contagiosa. São bolhas (chamadas de vesículas) que podem surgir em lábios, boca e até mesmo na gengiva. Neste blog, falamos sobre como tratar e prevenir este problema.
Para começar, uma curiosidade: a palavra herpes é masculina, então fique atento para não fazer confusão na hora de falar.
O que causa o herpes labial?
- Relação sexual e/ou compartilhamento de objetos com uma pessoa que tenha herpes labial, com a infecção ativa;
- Maior exposição ao sol
- Stress e fatores emocionais
- Menstruação
- Alimentação rica em produtos industrializados
Vale ressaltar que, uma vez contraído, a permanência do vírus do herpes no organismo humano é por toda a vida. Porém, normalmente ele permanece sem se manifestar, não causando sintomas em condições normais de saúde. A frequência com a qual o indivíduo irá sofrer com o problema é determinada por fatores como sistema imunológico e o tipo de vida que ela leva.
Como tratar o problema
Não é possível falar em cura, já que o vírus fica latente no organismo. O herpes labial muitas vezes já desaparece de maneira natural em até duas semanas. No entanto, pomadas e antivirais são boas medidas para agilizar a recuperação. Vale ressaltar que o tratamento funciona melhor se for iniciado quando o vírus estiver começando a voltar, ou seja, antes do aparecimento das feridas.
Caso o vírus se manifeste com frequência, o que é raríssimo, o médico poderá recomendar ainda que você tome os medicamentos constantemente.
Importante: nunca estoure as bolhas do herpes. Isso pode levar a infecções e tornar a recuperação mais difícil.
Prevenção
Como vimos ao longo do texto, o vírus do herpes se manifesta fundamentalmente quando existem brechas em nosso sistema imunológico. Deste modo, manter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e vegetais e poucas frituras, gorduras e doces, faz uma grande diferença. Também vale mencionar a importância de não se estressar tanto e ter boas noites de sono.
Além disso, é necessário evitar beijar na boca no caso de sentir qualquer formigamento. Assim, você evita a proliferação do vírus.
Para proteger os lábios do sol, recomenda-se o uso de filtro solar ou protetor labial com óxido de zinco quando estiver em áreas abertas. Hidratantes labiais para evitar que a boca fique ressecada também podem ser uma boa medida.
Conheça a Planeta Dente
A Planeta Dente é uma clínica odontológica situada no Recreio dos Bandeirantes, totalmente preparada para cuidar e transformar o sorriso de sua família. Nossa estrutura possui inclusive um laboratório próprio, o que garante maior agilidade no resultado dos tratamentos, além de facilitar de maneira significativa o diagnóstico de nossos dentistas . Clique aqui e confira todas as especialidades atendidas!