“Mãe, meu dente tá mole, e agora?” Não tem jeito, por volta dos 6 anos, as crianças têm que enfrentar a fase de “troca” dos dentes…  Muitas delas têm vários medos – como vai arrancar? Vai amarrar uma linha e puxar? Vai sair sangue? Vai doer? E se cair na boca e eu engolir? Vão me chamar de banguela! – Já outras adoram mostrar o dente balançando pros coleguinhas na escola… O fato é que todo mundo passa por isso! Vamos conversar sobre a saúde bucal infantil?

VAMOS ENTENDER O PROCESSO 
A dentição infantil costuma aparecer aos 6 meses de vida do bebê. Normalmente até os 3 anos a criança já tem 20 dentes de leite, os chamados dentes decíduos: 10 na arcada superior e 10 na inferior.  Perto dos 6 anos começa a fase de troca: os decíduos vão caindo, dando lugar aos dentes permanentes até a formação da nossa arcada completa com 32 dentes, levando em conta os 4 sisos que costumam nascer depois dos 16 anos. 

 

SAÚDE BUCAL NA INFÂNCIA
Nossa saúde começa pela boca desde o momento em que nascemos. Os dentes de leite acompanham a nutrição infantil através da mastigação, e também interferem no desenvolvimento da fala. A erupção dos dentinhos é uma época difícil, o bebê fica agitado, saliva muito, quer botar tudo na boca para morder, a gengiva pode ficar dolorida e inflamar…  A melhor pessoa para avaliar esses sintomas e indicar medidas de alívio é o odontopediatra. Muitos pais ficam desesperados quando os dentes de leite “demoram a nascer”, e é importante lembrar que cada criança é única e vários fatores interferem nesse processo: genética familiar, bebês prematuros ou com deficiências nutricionais, entre outros. Por isso, o primeiro exame dental deve ser realizado entre 6 e 12 meses de idade, permitindo que o profissional detecte desde cedo se o bebê apresenta algum problema, e também possa orientar os pais com a higiene bucal da criança. Visitar regularmente o dentista é um hábito para a vida, especialmente importante na infância, garantindo o desenvolvimento saudável da dentição infantil.

 

CUIDADOS COM OS DENTES DE LEITE
Da mesma forma como cuidamos dos nossos dentes “permanentes” devemos ensinar as crianças a cuidarem dos seus “dentes de leite”. Eles também são sujeitos à ação da placa bacteriana, à formação de cáries que podem se aprofundar e afetar a futura dentição, muitas vezes causando dor e desconforto. Por isso é importante evitar os “venenos” que as crianças adoram: sobremesas muito açucaradas, biscoitos, chocolates, balas, pirulitos, chicletes e refrigerantes, estabelecendo uma dieta saudável desde cedo.

 

CRIANÇA PODE USAR FIO DENTAL?
Não só pode como deve! Mesmo que os dentes não sejam “coladinhos” um no outro, o fio dental retira os resíduos de alimento que estão junto às gengivas, evitando a formação de placas bacterianas. Ensinar seu filho a usar corretamente o fio dental é muito importante para que ele incorpore esse hábito ao longo da vida. 

 

DENTE MOLE: ARRANCA OU NÃO ARRANCA?
A troca dos dentes decíduos pelos permanentes é natural e gradual, então não se deve “forçar” a soltura de um dente mole. “Ain, esse dente tá demorando muito a cair, que tal amarrar uma linha e puxar?”… Calma! O ideal é você levar seu filho ao dentista, que realmente vai poder avaliar esse “atraso”, e a possível necessidade de extrair o dentinho para evitar algum prejuízo ao dente permanente que virá. 

 

QUANTO TEMPO DEMORA A “FECHAR A JANELINHA”?
Depois que os dentes de leite caem, os permanentes começam a aparecer em uma média de 3 meses, variando de criança para criança. Aqui na Planeta Dente nós realizamos exames de imagem altamente especializados que nos dão uma visão panorâmica da estrutura da arcada decídua da criança. Com esses exames, podemos descobrir precocemente se a criança tem algum problema na substituição dos dentes que possa interferir no desenvolvimento da sua dentição permanente, e assim indicar o procedimento adequado, evitando tratamentos mais invasivos no futuro.

 

MITOS E VERDADES

BEBÊ TAMBÉM TEM CÁRIE – VERDADE
A higiene bucal dos bebês é tão importante quanto a de um adulto e os dentinhos de leite também são atacados por placas bacterianas. 

 

O NASCIMENTO DOS DENTES PROVOCA FEBRE NOS BEBÊS – MITO
A erupção dos dentes de leite pode causar irritação, dor e inflamação nas gengivas, mas não provoca febre.  

 

EXCESSO DE FLÚOR PODE MANCHAR OS DENTES – VERDADE
Seu dentista vai indicar a quantidade correta de creme dental que deve ser usada na higiene bucal das crianças. Quantidades exageradas de flúor podem causar a “fluorese”, que provoca o aparecimento de manchinhas nos dentes. 

 

VENHA NOS CONHECER E TRAGA AS CRIANÇAS
Aqui na Planeta Dente temos uma equipe altamente especializada, laboratório próprio, tecnologia de última geração e muito carinho para cuidar de você e das suas crianças. Somos uma referência em tratamentos odontológicos e estamos no Recreio dos Bandeirantes. Marque uma avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá,
como podemos ajudar? 😊