Engana-se quem trata a cárie como um problema “inofensivo”. Caso ela não seja tratada rapidamente e de maneira correta, pode trazer problemas sérios para a saúde do paciente. A doença bucal mais conhecida e comum até os dias de hoje é formada por orifícios e lesões nos elementos dentários e precisa ser verificada com atenção.
Veja quais são os riscos e perigos da cárie:
Com o passar do tempo, sem ser cuidada, a cárie vai avançando para as estruturas mais internas. Quanto mais ela se aprofunda, a tendência é que apareça dor e inflamação, sinalizando que algo no dente não está nada bem. Além dos quadros de dor ou inflamação, no momento em que a cárie atinge níveis mais profundos da estrutura dental, é possível que o dente seja perdido. Ou seja, quando a cárie chega à raiz, polpa e tecido mole do dente, uma das consequências é a queda desse dente.
Para piorar, essas inflamações podem afetar a corrente sanguínea. Trata-se de uma inflamação que atinge o tecido que reveste o coração e as válvulas pertencentes a este órgão tão importante. Quando as bactérias encontram uma entrada na região interna da boca, elas podem chegar à corrente sanguínea, e por este motivo acabam atingindo o coração.
Como evitar a cárie?
Esse problema pode ser evitado com práticas muitos simples e hábitos diários, como: escovar corretamente o dente, beber bastante água, evitar cigarro e açúcar em excesso, trocar a escova de dentes de três em três meses e visitar o dentista regularmente.
Conclusão
Além de hábitos diários de higiene e práticas saudáveis, mantenha suas consultas em dia com o dentista e verifique se há surgimentos de cárie. Esse problema deve ser tratado imediatamente para não causar riscos à saúde do paciente, como visto anteriormente.
Conheça a Planeta Dente!
Somos uma clínica odontológica situada no Recreio dos Bandeirantes, possuindo uma estrutura completa para cuidar de você e de sua família. Um de nossos diferenciais é o laboratório próprio para a confecção de próteses dentárias, dando ainda mais agilidade no atendimento aos nossos pacientes. Clique aqui e conheça mais sobre nós!