Por mais que a extração do siso seja considerada um procedimento simples, o pós-operatório requer atenção e cuidados especiais. O siso é o último dente a nascer, por volta dos 18 anos de idade e pode demorar vários anos até que nasça completamente. Porém, é comum que o seu dentista indique a sua retirada através de uma pequena cirurgia porque ele pode não ter espaço suficiente dentro da boca, pressionando os outros dentes e causando problemas.
Por isso confira aqui, quais são os cuidados que você deve tomar após a extração.
Como é feita a extração do siso?
O seu dentista primeiro irá avaliar se é preciso tomar remédio antes da cirurgia, caso haja sinais de cárie ou inflamação no siso para prevenir infecções e para que a anestesia tenha efeito. Depois disso, no dia a extração, ele anestesiará a parte da boca necessária para remover o dente, e a seguir com instrumentos próprios irá afastar o siso dos outros e puxá-lo, removendo-o. No caso de o dente ainda não ter nascido completamente, pode ser feito um corte na gengiva até onde se localiza o dente, para que possa ser removido.
Depois de retirado, o dentista irá fechar o local com pontos, caso seja necessário, e irá colocar uma compressa estéril no local para que a pessoa possa morder para cessar o sangramento. Esse procedimento é sempre feito por um espcialista(cirurgião buco maxila).
Quais os principais cuidados com o siso?
Fique em repouso: Após a cirurgia de extração do dente siso, uma das principais recomendações dos dentistas é o repouso, pois assim você evita sangramentos, dores no local e outros possíveis desconfortos.
Por isso nas primeiras 24 horas após a extração, é aconselhável fazer o mínimo de esforço possível.
Cuidado com a alimentação: redobre o cuidado com a sua alimentação, principalmente pelo fato de que a mastigação é dificultada após a cirurgia, podendo causar dor e sangramentos. É aconselhável que todos os alimentos estejam na temperatura morna, frios ou gelados para que assim não ocorra dores e sangramentos no local.
Outra indicação é que todos os alimentos, nas primeiras semanas, sejam moles, com consistência pastosa ou líquida.
Não pratique atividades físicas: Quando realizamos atividades físicas, nosso sangue pulsa mais e consequentemente faz com que a temperatura do nosso corpo se eleve.
Isso pode ocasionar inchaços e sangramentos no local além de dores latejantes, por esses e outros motivos não aconselhamos a prática de atividades intensas nas primeiras semanas após a extração do siso.
Conclusão
Siga as recomendações do dentista para evitar qualquer tipo de problema com a extração do siso. Tenha bons hábitos e repouso que a recuperação vai sair conforme planejada
Conheça a Planeta Dente!
Somos uma clínica odontológica situada no Recreio dos Bandeirantes, possuindo uma estrutura completa para cuidar de você e sua família. Um de nossos diferenciais é o laboratório próprio para a confecção de próteses dentárias, dando ainda mais agilidade no atendimento aos nossos pacientes. Clique aqui e conheça mais sobre nós!