Alimentos que mais desgastam os dentes

Os alimentos que desgastam os dentes podem ser muito nocivos para o seu bem-estar, podendo promover a erosão ácida do esmalte e podem provocar diversos problemas, incluindo o enfraquecimento dentário.

O esmalte dentário é o tecido mais forte do corpo humano, contudo, ele pode se desgastar com o tempo. Quando esse desgaste ocorre, os dentes se tornam vulneráveis, podendo sofrer diversos problemas que afetam, inclusive, as gengivas.

Dentes amarelados, com pontas transparentes e apresentando cada vez mais sensibilidade podem ser um sinal de que você está sofrendo com desgaste dentário. Com o passar dos anos, o problema pode acontecer e é importante ficar atento.

O processo de recuperação e tratamento é lento e constante, por isso, aos primeiros sinais, é importante procurar um dentista para realizar uma investigação minuciosa.

Você conhece os alimentos que desgastam os dentes?

Alimentos que podem prejudicar a saúde dos dentes

  • Frutas ácidas

Sabe aquelas frutas que deixam o suco mais refrescante e têm sabor ácido? Estamos falando da laranja, do limão, da tangerina, do maracujá e do abacaxi, entre outras. Apesar de afirmarmos que você não deve deixar de comer essas frutas — porque elas são gostosas e muito saudáveis — lembramos que elas podem prejudicar os dentes. Isso porque elas são muito ácidas, podendo causar cáries.

  • Conservas em vinagre

Mais uma vez, a questão da acidez. Muito ácido, o vinagre presente nas conservas pode causar erosão (desgaste) nos dentes.

  • Café

O café é uma bebida bastante ácida e que pode contribuir para aumentar a acidez bucal e a sua secura. O consumo frequente de café pode promover o desgaste dentário e também causar manchas nos dentes.

  • Açúcar

A partir do açúcar, as bactérias o transformam em um ácido que ataca os dentes provocando o aparecimento de cáries.

  • Balas duras e pegajosas

A dureza de algumas balas ainda pode quebrar partes dos dentes e as balas que grudam podem arrancar obturações e dentes com coroas. Elas ainda podem permanecer grudadas por muito tempo nos dentes, prejudicando a saúde dos dentes e de toda a boca.

  • Refrigerantes

Todos os tipos de refrigerantes são muito ácidos e, assim, sempre trazem prejuízos à saúde dos dentes, promovendo, também, a proliferação de bactérias nocivas para a estrutura dentária.

  • Vinhos

O pigmento que dá a bela cor ao vinho é capaz de manchar os seus dentes, pois pode se fixar neles. Já o problema com o vinho branco, é sua acidez que pode corroer o esmalte dos dentes tanto quanto os outros alimentos ácidos que nós já citamos antes.

Esses são alguns dos alimentos que desgastam os dentes, entre muitos outros. Por isso, é preciso estar atento aos sinais que indicam que você pode estar sofrendo com o desgaste. Alguns deles são:

  • descoloração dos dentes: o desgaste faz com que a dentina (camada mais interna dos dentes) fique exposta, deixando-os amarelados;
  • sensibilidade: o desgaste do esmalte expõe a dentina que, por ser mais porosa, fica mais sensível ao toque, ao ar, à força da mordida e à exposição aos ácidos;
  • dentes lascados: por ficarem mais frágeis, os dentes podem ficar com pequenas lascas ou trincas;
  • transparência: as pontas dos dentes frontais apresentam aparência transparente.

No entanto, mudando alguns hábitos diários e consultando um dentista com regularidade, você manterá o esmalte do dente saudável e não terá problemas com desgastes. Ao notar algum dos sintomas que listamos, procure um profissional especializado para investigar e iniciar o tratamento mais indicado para você o quanto antes, assim você evitará problemas futuros e não sofrerá com dentes desgastados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM: