Ter um sorriso saudável e bem branquinho é o desejo de muitas pessoas e o clareamento dental torna possível transformar o aspecto dos dentes de maneira mais rápida, segura e eficiente, graças aos avanços tecnológicos que impactaram a odontologia. No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre o tema e por isso, aqui falaremos a respeito dos mitos e verdades que envolvem este assunto.
Sorriso e autoestima
É evidente que se sentir confortável ao sorrir faz a diferença na autoestima de uma pessoa.
Certamente, você conhece alguém que fica um tanto quanto intimidado na hora de tirar fotos ou até mesmo falar em público por não estar feliz com o sorriso que tem. Isto pode prejudicar a vida social e até mesmo profissional de um indivíduo. Muito além da questão estética, sorrir é uma maneira de mostrarmos o que temos de melhor ao mundo. Deste modo, o clareamento dental pode ser um valioso aliado
Agora, vamos aos mitos a respeito do assunto:
- O clareamento prejudica o esmalte dos dentes: sem dúvidas, um dos maiores mitos. Independente da técnica, seja ela “caseira”, com gel clareador e suporte do odontologista, ou feita em consultório, os produtos usados não causam nenhum dano à estrutura do dente, até por agirem apenas para remover o pigmento corante. Dica: leia mais sobre os tipos de Clareamento Dental clicando aqui.
- O resultado sempre ficará “artificial”: esta é uma das preocupações de muitos dos pacientes. Mas você pode ficar tranquila(o): é possível respeitar o tom natural do sorriso, e existem até mesmo escalas de cores para ajudar você e o dentista a buscarem a tonalidade ideal.
- Cremes dentais funcionam como clareadores: embora existam vários produtos que mencionem “ação branqueadora” ou sinônimos em suas embalagens, a realidade é que as pastas de dente possuem poucos agentes clareadores em sua fórmula, não estando aptas para esta função.
Verdades sobre o Clareamento Dental
Depois de apontar os mitos, chegou a hora das verdades! Vamos a elas:
- O paciente deve evitar o consumo de alimentos com corantes durante o tratamento: 100% verdade. A explicação é bem simples. Durante o tratamento, os dentes ficam com seus “poros” mais expostos e o consumo de bebidas como café e refrigerante pode acabar provocando algumas manchas e atrapalhando o resultado final.
- Os dentes podem escurecer com o passar dos anos: normalmente, o período com o tonalidade ideal do sorriso dura de 1 a 3 anos. Sendo assim, pode ser necessário realizar algum tratamento de reforço a cada seis meses. Isto dependerá sobretudo da alimentação do paciente.
- Fumar pode afetar o resultado: embora não seja um impeditivo para a realização do tratamento, o cigarro pode prejudicar o resultado final, além de trazer vários danos à saúde. Sabemos que não é um vício simples de largar, mas que tal usar isso como motivação para vencê-lo?
Conclusão
Agora que você já leu a respeito dos mitos e verdades sobre o Clareamento Dental, sabe que o procedimento é seguro. Sempre é tempo de renovar o seu sorriso. Consulte um dentista sobre o assunto, certamente ele saberá identificar o que será necessário para o seu caso.
Conheça a Planeta Dente
A Planeta Dente é um clínica odontológica situada no Recreio dos Bandeirantes e conta com estrutura completa para cuidar de você e sua família, contando inclusive com laboratório próprio para a confecção de próteses dentárias, dando ainda mais agilidade no atendimento aos nossos pacientes. Clique aqui e conheça mais sobre nós!