Você sabe como funciona um implante dentário? Para quem o tratamento é indicado? Muitas dúvidas ainda existem em relação a este procedimento apesar de ser muito comum na atualidade.

Indicado para quem já perdeu um ou mais dentes por diversos motivos, sorrir e comer se tornaram tarefas difíceis. O principal objetivo deste tratamento é justamente restabelecer os aspectos funcionais dos dentes, tais como a mastigar corretamente e aprimorar a dicção, além, é claro, de prevenir uma série de doenças bucais causadas pela ausência de dentes e melhorar a estética do rosto e do sorriso e a autoestima do paciente.

Nos dias de hoje, com a tecnologia avançada, é possível reduzir o tempo de duração do procedimento que dependendo de cada caso e das condições clínicas do paciente pode variar de uma semana a oito meses.
Os implantes são peças fabricadas em zircônio (cerâmica) ou titânio que substituem de maneira artificial as raízes dos dentes que não existem mais. Eles podem ser fixados tanto no maxilar quanto na mandíbula e são capazes de substituir vários dentes, até mesmo todos, se assim for necessário.

Implantodontia

O blog da Planeta Dente esclarece algumas dúvidas e as principais perguntas sobre o procedimento de Implantodontia.

Tire suas dúvidas sobre o assunto. Confira abaixo:

Vou ficar sem meus dentes durante o tratamento?
– Durante a realização do implante dentário, é como se fosse realizada uma pequena cirurgia que precisa do seu tempo de recuperação. Devido a isso, o dentista não pode colocar a prótese dentária de imediato. mas providenciará uma prótese dental para que você use na mastigação. No entanto a situação muda de paciente para paciente, se você tiver uma boa situação óssea, aumenta a possibilidade de colocar um dente fixo provisório.

O implante pode ser rejeitado pelo organismo?
– Isso não é verdade, pois o pino do implante é de titânio – material que se adapta ao osso sem dificuldades.

O tratamento causa dor?
– Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, é aplicada a anestesia no momento da implantação. Pode ocorrer dor e edema, após essa fase, pois trata-se de um pós-operatório. Geralmente, o dentista responsável prescreve os medicamentos necessários para cada caso e paciente. A dor e o inchaço normalmente tem ficado numa escala de 0 a 10 , no grau 1 , pouquissímo mal estar ,quando os pacientes seguem exatamente as informações dadas .

Quanto tempo dura a cirurgia para colocar os implantes?
– No caso de um implante unitário o tempo de instalação é de aproximadamente 30 minutos dependendo de cada paciente. Então pode levar de uma a duas horas em casos mais extensos.
Preciso extrair um dente natural para colocar implante?
– O dente natural sempre será melhor do que qualquer prótese. Devemos tentar preservá-lo sempre , mantendo sua raiz enquanto estejam em boas condições de continuar em função. Porém, em certas situações em que dentes naturais estão muito comprometidos por doença periodontal, fraturas, cárie extensa e lesões irreversíveis, a extração dentária estará indicada.

Qualquer pessoa pode fazer um implante?
– A restrição está para os fumantes, diabéticos que não seguem o tratamento ao pé da letra e também para pessoas com câncer. Assim como também não é indicado para os portadores de hepatite ou osteoporose
Após o término do tratamento, o paciente deve continuar indo ao dentista?
– O retorno ao dentista é fundamental. A orientação é uma manutenção periódica que deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano para avaliação.
Paciente pode esperar para realizar o tratamento, após a perda de um dente?
– Ao passar do tempo, o osso perde suas características e enfraquece, como espessura e altura, devido a reabsorção óssea, por isso, quanto antes fizer o implante após a perda do dente, melhor.
Se eu perder um dente, em quanto tempo devo fazer o procedimento?
– A orientação é procurar um dentista o mais rápido possível. Quando o implante acontece logo depois da perda do dente, ainda há estrutura óssea para que ele seja fixado. Se demorar muito tempo, ocorrerá o desgaste do osso.

O que causa a perda do dente?
– Em muitos casos, as cáries – principalmente em pessoas com mais de 35 anos – são as principais vilãs e responsáveis e alguns problemas na gengiva causados pela falta de higienização bucal também levam à perda de dentes.

Quanto tempo dura um implante?
– Em 95% dos casos, se os implantes não foram perdidos nos dois primeiros anos de uso, durarão por grande parte da vida do paciente.

Conseguimos esclarecer algumas dúvidas sobre Implantes? Para saber mais entre em contato com a Clínica Planeta Dente e agende seu horário com nossos profissionais para avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá,
como podemos ajudar? 😊