Tratamento de canal: quando é necessário?

O tratamento de canal causa bastante receio nas pessoas. Por isso, iremos explicar neste texto blog no que ele consiste e quando é necessário. Vamos lá?

O que é o canal? 

O canal nada mais é do que a remoção da polpa inflamada do dente e posterior desinfecção do local, e em muitos casos, o tratamento é responsável por preservar dentes que antes seriam extraídos. 

Quando ele é necessário? 

Se a polpa que está infeccionada ou morta não é tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, chamado de abcesso. Este abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando bastante dor.

A polpa é um tecido mole encontrado na parte interna do dente, onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Ela se estende da coroa até a ponta da raiz inserida na inervação da mandíbula e da maxila. Os sintomas mais comuns de que existe algum problema na região são dores, que podem até irradiar para a face, além de inchaço e sensação de latejamento.

Como funciona o tratamento? 

O tratamento de canal possui várias etapas, que consistem em: 

  • 1º passo: Inicialmente, é feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.
  • 2 º passo: Depois, a polpa infeccionada é removida, e todo o espaço que era ocupado por ela e seus canais são esvaziados, alargados e limados, para assim preparar a região para o seu preenchimento.
  • 3º passo: Quando há a necessidade de mais de uma visita, pode-se utilizar uma restauração temporária na abertura da coroa, protegendo o dente no intervalo das visitas.
  • 4º passo: A restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos de maneira definitiva. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e selado em posição com um cimento apropriado. Porém, em alguns casos, é colocado um pino de plástico ou metal no canal para se garantir uma maior resistência.
  • 5º passo: Para finalizar, uma coroa é colocada sobre o dente, restaurando assim o seu formato e garantindo um aspecto natural. Se o dente estiver fraturado ou muito desgastado pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.

Cuidados após o procedimento

O canal é um procedimento seguro e com altas taxas de sucesso. Contudo, é fundamental realizar visitas periódicas ao dentista, que normalmente pode pedir radiografias para comparar com as que foram efetuadas antes do canal e verificar se o osso continua sendo destruído ou está sendo regenerado. 

Além disso, nunca é demais lembrar: é importante manter a escovação e o uso do fio dental em dia, para assim eliminar restos de alimentos que são acumulados ao longo do dia e que favorecem o surgimento de cáries e outros problemas bucais. Fique atento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM: